Colégio e Curso: O Pathernoon
Mensagem a Turma Técnico de Enfermagem 2011.2
Turma Safira
Fico muito a vontade para tecer qualquer tipo de comentário sobre essa turma. Pois, foi justamente nesta turma onde dei meus primeiros passos como professor (prefiro chamar de Facilitador), pois, é assim que enxergo a sala de aula e os alunos. Pessoas especiais com talentos especiais como dizia Paulo Freire a sala de aula é um espaço onde ensino e aprendo, aprendo e ensino. Meu primeiro dia de aula não foi nada fácil, foi um momento muito especial e difícil ao mesmo tempo. Pois, passava por alguns problemas de saúde na minha família. Deus, porém, me capacitou e encorajou para tal fim. Confesso que aprendi mais com vocês do que ensinei.
A enfermagem é uma profissão muito especial e espinhosa pois somos as mãos, os olhos e ouvidos da equipe. É a enfermagem que cuida, organiza, implementa, observa, conversa, acolhe e a partir de tais cuidados contribui para a melhora do cliente. Sim, muita gente deposita todo êxito do tratamento nos profissionais médicos, nada contra eles, mais o que seria dos hospitais sem a enfermagem, quem cuidaria e observaria os doentes. Sim, o médico trata, opera, intervêm na qualidade da assistência ao paciente, mas nada verdade que passa 24 horas com o paciente somos nós da enfermagem.
Isso nos faz refletir quão especial é ser um profissional da enfermagem, não dispomos de um digno salário, quem estiver entrando nessa profissão pensando no salário ou em fica rico por favor desista enquanto é tempo. A enfermagem é tão sensível que raramente faz greve para reinvidicar melhores salários ao contrário do que vemos noutras classes de profissionais da saúde. A enfermagem pensa primeiro no paciente depois em si, semelhantes aos professores que se dedicam de corpo e alma no oficio do ensino, a enfermagem de dedica de corpo e alma na arte do cuidar. Todas as grandes autoridades e políticos tiveram que passar um dia pela sala de aula pelas mãos de um professor, todas as pessoas também passaram um dia pelas mãos da enfermagem, seja na sala de imunização (vacinas) seja na sala de curativos ou de observação. Cada ser humano é professor de si mesmo na perspectiva do aprendizado comum. Ser da enfermagem pra mim é acreditar na VIDA, é acreditar que toda e qualquer situação poderá ser contornada quando se têm Fé em DEUS, fé em Si mesmo, fé na medicina e no trabalho em equipe. Ser da Enfermagem é pensar primeiro no outro e só então no outro, é cuidar das pessoas como quem cuida do seu pai, da sua mãe, do seu irmão, irmã enfim de alguém próximo a você. Ser da enfermagem é acreditar que nos hospitais existem pessoas de bom coração, verdadeiros anjos, anjos de branco, anjos dos corredores, anjos que sentem a dor do outro e logo avisam ao médico, anjos que cuidam da pessoa humana e não somente tratam de sua Patologia, anjos que obedecem e se submetem a realizar procedimentos que fogem da sua competência, mais que o fazem muitas vezes para salvar vidas. Anjos que nunca abandonam seus pacientes, anjos vigilantes, anjos anônimos, muitas vezes esquecidos pelas pessoas mais sempre lembrados por Deus. Anjos do dia-a-dia, anjos guerreiros, homens e mulheres de boa vontade, as vezes frágeis, as vezes muitos fortes. Anjos que fazem o bem sem olhar a quem. Anjos que não pensam primeiramente no salário antes de atender as pessoas, de exercer seu oficio, dá conta de sua missão, anjos dos corredores, anjos de várias crenças, raças e cores. Anjos que amam sua profissão.
EXERCER A PROFISSÃO DA ENFERMAGEM E ENXERGAR NA PESSOA DO OUTRO FRAGILIZADO PELA DOENÇA PATOLÓGICA OU SOCIAL, UMA POSSIBILIDADE DE CUIDAR COMO FORMA DE OTIMIZAR O TRATAMENTO E SENDO ASSIM SE ENXERGAR NO OUTRO E A PARTIR DESSA COMPREENSÃO DA FRAGILIDADE HUMANA COMPREENDER QUE A VIDA É MUITA EFÊMERA E AS OPORTUNIDADES DE SE FAZER O BEM GRATUITAMENTE SÃO POUCAS E RARAS.
PARABÉNS A TODOS (AS) SORTE, SUCESSO E MUITA SAÚDE.
Picuí-PB, 24 de agosto de 2011.
Martinho Sérgio de Medeiros Casado
Técnico de enfermagem desde 1998
Enfermeiro desde agosto de 2011.
Blog: WWW.martinhoenfermeiro.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário