quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Homenagem a Turma SAFIRA Técnico de Enfermagem 2011.2



Colégio e Curso: O Pathernoon
Mensagem a Turma Técnico de Enfermagem 2011.2
Turma Safira

Fico muito a vontade para tecer qualquer tipo de comentário sobre essa turma. Pois, foi justamente nesta turma onde dei meus primeiros passos como professor (prefiro chamar de Facilitador), pois, é assim que enxergo a sala de aula e os alunos. Pessoas especiais com talentos especiais como dizia Paulo Freire a sala de aula é um espaço onde ensino e aprendo, aprendo e ensino. Meu primeiro dia de aula não foi nada fácil, foi um momento muito especial e difícil ao mesmo tempo. Pois, passava por alguns problemas de saúde na minha família. Deus, porém, me capacitou e encorajou para tal fim. Confesso que aprendi mais com vocês do que ensinei.
A enfermagem é uma profissão muito especial e espinhosa pois somos as mãos, os olhos e ouvidos da equipe. É a enfermagem que cuida, organiza, implementa, observa, conversa, acolhe e a partir de tais cuidados contribui para a melhora do cliente. Sim, muita gente deposita todo êxito do tratamento nos profissionais médicos, nada contra eles, mais o que seria dos hospitais sem a enfermagem, quem cuidaria e observaria os doentes. Sim, o médico trata, opera, intervêm na qualidade da assistência ao paciente, mas nada verdade que passa 24 horas com o paciente somos nós da enfermagem.
Isso nos faz refletir quão especial é ser um profissional da enfermagem, não dispomos de um digno salário, quem estiver entrando nessa profissão pensando no salário ou em fica rico por favor desista enquanto é tempo. A enfermagem é tão sensível que raramente faz greve para reinvidicar melhores salários ao contrário do que vemos noutras classes de profissionais da saúde. A enfermagem pensa primeiro no paciente depois em si, somos como os professores. Todas as grandes autoridades e políticos tiveram que passar um dia pela sala de aula. Cada ser humano é professor de si mesmo na perspectiva do aprendizado comum. Ser da enfermagem pra mim é acreditar na VIDA, é acreditar que toda e qualquer situação poderá ser contornada quando se têm Fé em DEUS, fé em Si mesmo, fé na medicina e no trabalho em equipe. Ser da Enfermagem é pensar primeiro no outro e só então no outro, é cuidar das pessoas como quem cuida do seu pai, da sua mãe, do seu irmão, irmã enfim de alguém próximo a você. Ser da enfermagem é acreditar que nos hospitais existem pessoas de bom coração, verdadeiros anjos, anjos de branco, anjos dos corredores, anjos que sentem a dor do outro e logo avisam ao médico, anjos que cuidam da pessoa humana e não somente tratam de sua Patologia, anjos que obedecem e se submetem a realizar procedimentos que fogem da sua competência, mais que o fazem muitas vezes para salvar vidas. Anjos que nunca abandonam seus pacientes, anjos vigilantes, anjos anônimos, muitas vezes esquecidos pelas pessoas mais sempre lembrados por Deus. Anjos do dia-a-dia, anjos guerreiros, homens e mulheres de boa vontade, as vezes frágeis, as vezes muitos fortes. Anjos que fazem o bem sem olhar a quem. Anjos que não pensam primeiramente no salário antes de atender as pessoas, de exercer seu oficio, dá conta de sua missão, anjos dos corredores, anjos de várias crenças, raças e cores. Anjos que amam sua profissão.
EXERCER A PROFISSÃO DA ENFERMAGEM E ENXERGAR NA PESSOA DO OUTRO FRAGILIZADO PELA DOENÇA PATOLÓGICA OU SOCIAL, UMA POSSIBILIDADE DE CUIDAR COMO FORMA DE OTIMIZAR O TRATAMENTO E SENDO ASSIM SE ENXERGAR NO OUTRO E A PARTIR DESSA COMPREENSÃO DA FRAGILIDADE HUMANA COMPREENDER QUE A VIDA É MUITA EFÊMERA E AS OPORTUNIDADES DE SE FAZER O BEM GRATUITAMENTE SÃO POUCAS E RARAS.
PARABÉNS A TODOS (AS) SORTE, SUCESSO E MUITA SAÚDE.
Picuí-PB, 24 de agosto de 2011.
Martinho Sérgio de Medeiros Casado
Técnico de enfermagem desde 1998
Enfermeiro desde agosto de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário